segunda-feira, 24 de novembro de 2008

AIDS

A AIDS é uma doenças que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecida como HIV

Sintomas
A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a varias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas em baixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer.
Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do individuo, começam a surgiu doenças opurtunintas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer...

Prevenção
em um estudo realizado recentemente na Unniversidade de Wisconsin (EUA), demostrou-se que o correto e sistematico uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficacia estimada em 90-95% na prevenção da trasmissão do HIV.

Assim não se pega Aids!
-sexo com prevenção correta;
-beijo no rosto ou na boca;
-suor e lagrima;
-picada de inseto;
-aperto de mão ou abraço;
-usar talheres ou copos;
-compartilhar assento de banco ou carro;
-usufruir de piscina, banheiro ou pelo ar;
-doação correta de sangue;
-usar mesma toalha, lençol ou sabonetes.

Projeto Leitura - Turma 703

No dia 12 do mês de Novembro, no projeto de leitura a turma 703 trabalhou com a Professora Maristela Prudente o texto “Apelos eróticos chegam cedo” e “Relacionamento com os pais muda”.
Nesses textos contam histórias de crianças que logo cedo já querem usar roupas, se maquiar e agir como uma artista de TV ou cinema. Também no texto tem dicas como os pais devem lidar com os filhos quando começam as duvidas sobre sexo.
Depois da leitura no grupo a turma toda ajudou a produzir um texto sobre a assunto.

SEXUALIDADE e PAIS!

Um corpo não é só uma estrutura com órgãos e ossos são também sentimentos e valores.
Os nossos sentimentos estão sempre ligados a nossa sexualidade, ela é a busca do prazer. Quando estamos fazendo o que gostamos estamos utilizando nossa sexualidade.
Os jovens ficam cada vez mais perdidos sobre esse assunto, muitos pensam apenas em sexo, outros não querem saber disso, há também aqueles que acabam misturando os sentimentos e achando que uma coisa é outra.
Nessa época não são apenas os jovens que ficam perdidos e com dúvidas muitos pais acabam não sabendo o que fazer quando os filhos fazem perguntas sobre esses assuntos, muitos pais acabam não dando respostas, fazendo seus filhos buscar essas respostas em outros lugares, como amigos que acabam falando outras coisas confundindo-os ainda mais.
Contudo, os pais e jovens, tem que conversar, os pais perderem a pose de mandão e os filhos saberem que é a hora de se abrir com os pais. Mesmo eles não gostando do que os pais falam eles devam saber que é o melhor, talvez não agora, mas no futuro verão que os pais só queriam a coisa certa a ser feita.

Os valores e a auto-estima!

Valores!
É a importância que as pessoas tem pelas suas qualidades.
Os valores são o caráter e a personalidade de cada um de nós, em nossa vida há vários valores, que nós devemos conhecer e respeitar.

Auto-Estima
É fundamental na vida de cada pessoa, ela a confiança de si, é saber a capacidade em você.
A auto-estima pode mudar rapidamente, por exemplo, se alguém nos ofende e nós dermos atenção a essa ofensa vamos acabar diminuindo nossa auto-estima, ficando muitas vezes triste.
Mas se receberemos um elogio algo que nos deixa mais alegres, isso faz nossa auto-estima aumentar, ou até mesmo por se sentir bem com aquela roupa, ou aquela pessoa.
Um dos períodos que a auto-estima muda consideravelmente é na adolescência, pois é nessa época que os jovens dão valor, para o que é dito a eles.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Projeto Prevenção!

Primeira etapa - Dia 27.10: Palestra com Dr. João Barbosa ás 14h. Ministrará o conteudo sobre doenças sexualmente trasmissíveis.

Segunda etapa - Dia 29.10 - 8h: Conteúdo: Valores -O que são, para que servem.
Cidadania - o que é.

Terceira etapa- Dia 04.11 - 8h: Sexualidade
O que tem a ver comigo.

Nos dias 29 e 04 os conteúdos serão administrados pela Supervisora Educacional Aneci Gerda Gerhardt da Rosa.
Esta capacitação tem a intenção de torná- lo um multiplicador na área de Prevenção. Temos a certeza de que os conteúdos ministrados serão significativo na vida de cada um.

DSTs e Sexo!

São doenças sexualmente transmissíveis causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada e geralmente, se manifesta por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Algumas DST's são de fácil tratamento e rápida resolução. Outras, com tudo, tem tratamento mais difícil ou pode persistir ativa apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. As mulheres em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que em diversos casos de DST's não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte.

O tratamento tem como principal objetivo interromper a cadeia de transmissão de enfermidade. O atendimento e o tratamento das DST são gratuitos nos serviços de saúde SUS.

O uso de preservativo em todas as relações sexuais, reduzem o risco de transmissão, tanto das DST quanto do vírus da AIDS.